O Programa de Doutorado em Matemática em Associação Ampla UFPA/UFAM convida a comunidade acadêmica a participar da palestra

intitulada "Taxas de Decaimento Uniforme para a Equação de Ondas em Meios Não Homogêneos e Sujeitas a Dissipação Não Linear Localmente Distribuída", que será ministrada no próximo dia 24/10/2018 (quarta-feira), às 10:00h, no Auditório do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), com o Prof. Dr. Marcelo Moreira Cavalcanti, da Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR).

Resumo: "O objetivo desta palestra é comparar a técnica de multiplicadores versus a teoria de análise microlocal no tocante a obtenção de taxas de decaimento uniforme para equações de ondas que se propagam em variedades compactas, mostrando a otimalidade da análise microlocal no que concerne a melhor região possível onde o efeito dissipativo ou o controle atuam. Por fim daremos um exemplo de ondas que se propagam em meios não homogêneos mostrando que a análise microlocal desempenha um papel fundamental neste tipo de situação bem comum do ponto de vista físico."